fbpx

INTERDISCIPLINAR

Já se foi o tempo em que as doenças e as dores eram somente tratadas com medicamentos, ou com apenas um profissional, hoje se sabe que a abordagem interdisciplinar, associando diversos profissionais de forma conjunta, evidência uma maior melhora a longo prazo em comparação com métodos unimodais.

A abordagem desta equipe é focalizada em resultados, coordenada e orientada pelo objetivo de eliminar ou controlar a dor, promovendo o bem-estar do paciente.

Programa Integral e Interdisciplinar de Reabilitação da Relevium.

Estamos certos que o caminho dos pacientes que sofrem de dor crônica não é nada fácil e os desafios são muitos, porém nos baseamos no modelo biopsicossocial de abordagem com objetivo de proporcionar excelência na assistência prestada, com ações integradas e interdisciplinares, com foco em resultados sustentáveis no bem-estar físico, mental e social.

VOCÊ SABE O QUE É MODELO BIOPSICOSSOCIAL?

Vamos então começar a entender isso: o modelo Biopsicossocial de tratamento vem crescendo no mundo atual e está baseado em evidências científicas que tratam a causa da dor, contribuindo significativamente para a melhora da sua cronificação e recuperação da função perdida.

A perspectiva biopsicossocial é um modelo multidimensional, comparando-se com a perspectiva reducionista e simplista do modelo dito biomédico. O primeiro avalia a interação complexa e dinâmica entre fatores fisiológicos, psicológicos e sociais, que perpetuam e pioram as manifestações clínicas.

Estes fatores coexistem simultaneamente, mas uma vez ou outro algum se sobressai, conforme as condições de vida que você experimenta. O seu corpo, então, observando por esta perspectiva, é a expressão das suas experiências vividas e reflete a sua história.

E QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO NOSSO PROGRAMA?

  1. Controle da dor: faremos o máximo para diminuir a intensidade e o desconforto causados pela dor, mas também a extensão da forma como interfere em suas atividades.
  2. Melhoramento do funcionamento físico: para muitos, atividades ditas como “simples” foram perdidas, dentre elas: tomar banho, vestir-se, carregar compras do supermercado, subir lances de escadas ou andar uma pequena distância.
  3. Caso você se encontre aqui, já segue uma recomendação: empenha-se e conseguirá reconquistá-las.
  4. Melhoramento do desempenho físico: agora, caso tenha limitação no tipo usual de tarefas executadas – aqui estamos falando das atividades laborais (trabalho) e outras atividades diárias que dependem da saúde física -, dedique-se, pois este programa foi desenhado para que você consiga ser mais ativo e que vença estas limitações.
  5. Melhoramento do Desempenho Emocional: permita-se, pois acreditamos que podemos te ajudar a diminuir a limitação por aspectos emocionais, controlando problemas mentais na execução do trabalho ou outras atividades diárias.
  6. Melhoramento da Saúde Geral: entregue-se e experimentará uma nova visão na percepção geral da sua saúde, enxergando a si mesmo como um indivíduo maior que uma doença e descobrindo todo o seu potencial.
  7. Aumento da Vitalidade e Disposição: persista e aprenderá um novo estilo de vida, que almeja um aumento de desempenho e vigor, amplificando os níveis de energia e diminuindo queixas de fadiga.
  8. Melhoramento do Funcionamento Social: será incentivado a busca pelo ganho na quantidade e a qualidade das atividades sociais.
  9. Melhoramento da Saúde Mental: será estimulado ao ganho nas questões referentes às quatro das mais importantes dimensões da saúde mental, nomeadamente a ansiedade, a depressão, a perda de controle em termos comportamentais ou emocionais e ao bem-estar psicológico, consequentemente buscando evolução na quantidade e a qualidade das atividades sociais.
  10. Desenvolvimento de um estilo ativo de enfrentamento da dor: desenvolverá duas funções primordiais: enfrentamento da dor centrado no problema, visando mudar a situação que te estressa, e centrado na emoção, visando controlar a perturbação ou desconforto associados ao problema.

COMO SERÁ REALIZADO ESTE PROGRAMA?

É um programa completamente individualizado que será desenhado, com o paciente, por um profissional com conhecimento amplo em dor crônica.

Ficaremos felizes com a oportunidade de caminhar ao seu lado e, juntos, traçarmos metas para a conquistarmos seu objetivo.

Então, observe o que foi dito anteriormente, “estaremos ao seu lado”, ou seja, não seremos nós que vamos conquistar seus objetivos, eles são seus, porém vamos ajudá-lo no que for possível.

Seremos uma equipe em que você dita o ritmo.

Pensando nisso, e sabendo que você é o principal agente nesta caminhada e o grande responsável pelo gerenciamento das suas queixas, queremos que se permita experimentar um programa moldado para suas necessidades com base em questionários e primordialmente em te ouvir e te conhecer.

Estamos todos ansiosos e com muita sede de vitória, entusiasmados por tudo que está preste por vir, a saída do “Ciclo da Dor” com a conquista, o “Ciclo Virtuoso da Saúde”.

PREVENÇÃO

É possível prevenir dores no ombro mantendo uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e atividades físicas regulares. O sobrepeso mantém o corpo em processo inflamatório, contribuindo para o surgimento de dores e lesões. Além disso, é importante ficar atento à postura para não sobrecarregar ombros e pescoço.

O cuidado com o peso de mochilas e bolsas deve ser observado na prevenção de dores no ombro. Uma pessoa que carrega um peso que excede em até 5 a 10% de seu peso corporal está mais sujeita a sentir dor nas costas e outros distúrbios relacionados, como tensão e danos nos nervos do pescoço e ombros.

Conheça outros tratamentos

Outros tratamentos atendidos pelo Dr. André Félix

Digite seu e-mail para se inscrever

× Como posso te ajudar?